O LIVRO DO MÊS que sugerimos como leitura é:
A MULHER QUE PRENDEU A CHUVA - Teolinda Gersão
Deste livro estão a ser lidos dois contos, na HORA DO CONTO: "A AVÓ E O NETO" e ainda " O VERÃO DAS TEORIAS".
Os outros contos são, talvez mais aconselháveis a um público maior de 17 anos.
Eis um excelente e variado livro de contos de uma romancista, Teolinda Gersão, extremamente hábil e sugestiva a criar atmosferas e personagens enigmáticas.
Aqui encontramos gentes e cenários de muito mundo, em sintonia com o que é a vida actual onde as distâncias se encurtaram e as provas se aproximam de padrões estandardizados.
A história inquietante da jovem portuguesa em Berlim, encerrada com um estranho, que a interroga ameaçadoramente, na carruagem deserta do famoso metropolitano "S-Bahn", e que ela virá a reconhecer no dia seguinte como um serial killer, por uma fotografia de jornal.
Textos inesquecíveis de surpresa, de arrepio, de mistério, como "Se por acaso ouvires esta mensagem" ou o fabuloso "Casaco da Raposa Vermelha".
Teolinda Gersão não é menos talentosa nas narrações do quotidiano estagnado, do aborrecimento e das fantasias de um viúvo aposentado.
Ideia magnífica é a de "A mulher que prendeu a chuva", mas numa história tão bem contada, falha um pouco a oralidade das empregadas africana do hotel onde o protagonista as está escutando.
De toda a maneira o conto supremo do livro é o primeiro, "Cavalos Nocturnos", em que a realidade e o sonho, a vida e a morte como que se interpenetram, num galope alicinante de dolorosas memórias que se mistruram em sofrimento que parece inextinguível.
Retirado de LEITUR@gulbenkian