- Cromos da Leitura é um projeto para os alunos do ensino pré-escolar.
- Leituras Dialogadas é um projeto dirigido aos alunos do 3º ciclo.
- Alto e Bom Som é um projeto para todos os alunos.
Alto e Bom Som é um projeto da Biblioteca, dinamizado pela
professora de Português Isilda Martins.
O projeto tem como objetivo melhorar a leitura dos alunos com uma adequada articulação das palavras e uma boa entoação dos textos, para uma correta compreensão do que estão a ler. Para isso, são incentivados a ler alto e em bom som.
ESCOLHA DOS LIVROS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES NACIONAIS
A escolha dos livros candidatos que concorrerão a estas eleições foi realizada pelos alunos, de 01 de outubro a 08 de novembro de 2024.
Cada aluno indicou um único livro como candidato. A sua escolha foi individual e absolutamente livre. Podia apresentar qualquer tipo de livro: prosa, poesia, banda desenhada, teatro.Os livros que vão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais serão aqueles que reunirem maior número de nomeações e que estejam publicados em Portugal.
Em cada categoria, não podem ser incluídos os livros que tenham
vencido, nessa mesma categoria, em todas as três edições anteriores à
presente. A partir de todos os títulos indicados pelos alunos, e com o apoio
da Pordata, será constituída a lista final nacional, por cada ciclo/nível de
ensino, que será revelada até 06 de dezembro de 2024, na VISÃO Júnior e no
portal da RBE. Esta fase corresponde à apresentação de candidaturas numas
eleições.
‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove a leitura e a cidadania.
Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio), o que permite aos jovens perceber como se desenrola todo o processo eleitoral.
Os alunos são chamados a participar em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros que devem figurar nas eleições até à festa final. Este projeto pretende também dar voz aos alunos e aumentar a sua participação dentro da escola, criando renovadas oportunidades para a formação de cidadãos de pleno direito.
Ao terem oportunidade de expor e defender os seus pontos de vista, trocar argumentos e debater ideias, dentro e fora da comunidade escolar, perceberão melhor os princípios do processo democrático. Além de um exercício de cidadania e de liberdade para os alunos, ‘Miúdos a Votos’ propicia um momento único para os professores conhecerem os gostos de leitura dos seus alunos, para lá da sala de aula e dos cânones ditados pelo currículo.‘Miúdos a Votos’ torna os livros conversa dos recreios. Ao serem influenciados pelos seus amigos e colegas, os alunos ficam muito mais sensibilizados para a leitura.
A iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Pordata.
Esta é uma história sobre conseguirmos ver as pequenas coisas, as grandes, as imaginárias e até, por vezes, as coisas escondidas. É sobre aceitar o que é possível. Aquilo que é incrível está em todo o lado e em tudo - à espera de ser conhecido, descoberto, valorizado.
Não é apenas sobre o que vemos, mas a forma como o fazemos. Quando olhamos com o coração, aumentamos a nossa compaixão. Quando usamos a nossa imaginação, expandimos a nossa visão. E quando investimos o tempo necessário para observar verdadeiramente a beleza e a magia à nossa volta todos os dias, começamos a compreender o potencial de cada um.
Esta é uma história para nos encorajar a prestar atenção, a fazer novas descobertas e a explorar o desconhecido. É também um convite a olharmos para dentro de nós, para os nossos desejos e sonhos, e, quem sabe, descobrir mais ainda.