quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS

Hoje festejamos o Mês Internacional das Bibliotecas com mais uma actividade.

A Biblioteca foi à sala de aulas .

Em vez dos alunos irem à Biblioteca, a equipa de professores que aí trabalha, pegou em histórias variadas, adequadas aos diversos anos e foi às salas dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
Foi com surpresa e alegria que os alunos receberam esta novidade. Ouviram a explicação e o motivo porque ali estavam, a proposta que estes professores levaram e a história que contaram.
A grande maioria ouviu religiosamente o conto, de olhos bem abertos e ouvidos bem atentos. No fim até bateram palmas!
Antes de sairem foi lançado o desafio de mais um

« PASSAPORTE DA LEITURA».

Pelo 3º ano consecutivo vai ser posta em prática esta iniciativa de abrir fronteiras através da leitura, viajar sem sair do lugar, fazer novos amigos. Foram diversas e positivas as reacções dos alunos que, entusiasmados, como por exemplo os do 5º ano, queriam sair logo da sala e correr à Biblioteca para irem buscar o seu, requisitarem um livro e iniciarem esta aventura. Quantos mais livros lidos (países visitados) mais carimbos. Claro que é preciso, primeiro, passar a fronteira ( pergunta sobre o livro) para poder ter o passaporte carimbado e passar ao "país" seguinte.
O balanço da actividade foi positivo. Foi tão positivo que a equipa já equaciona repetir esta actividade no final de cada período. Afinal pretendemos chegar ao maior número de alunos e incentivá-los a ler e vale a pena ouvir, como hoje ouvimos " Eu não gosto de ler, mas até gostei de ouvir contar a história"!

Sem comentários:

Enviar um comentário