quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PALESTRA COM O PROFESSOR DR. PINTO DA COSTA

Ontem foi um dia muito animado para a nossa Biblioteca. Na verdade foram muitas actividades que aqui decorreram, desde manhã até bem tarde da noite.

Começamos com a visita do Professor Dr. Pinto da Costa que simpaticamente acedeu a fazer uma palestra para os nosso alunos.
Foi com grande entusiasmo e cedo que eles começaram a ocupar os seus lugares, ansiosos, à espera do que iriam ouvir, cientes que era um privilégio muito grande.
Na verdade assim foi. O Professor é um grande comunicador e rapidamente captou a atenção de alunos e professores para o tema da «Formação Cívica». Através de powerpoints, de imagens, música e palavras suaves, chamou a atenção dos alunos para a diferença entre o "ver" e o "olhar" e para a importância de olharmos e vermos os outros, nossos semelhantes, e a colocarmo-nos no seu lugar. O direito e o dever, a educação e o respeito que queremos para nós e que devemos aos outros.
Na Biblioteca o silêncio era tal que só o tilintar dos estores pontuava aqui e além o discurso ou a música.
Depois foi a segunda parte da palestra, a tão esperada conversa sobre a riquíssima experiênica do Professor como médico forense. Fez a distinção entra medicina forense e medicina legal e uma súmula da história desta medicina ao longo dos tempos. Mostrou e explicou os métodos antigos e os que os substituiram e depois mostrou os slides de alguns casos que teve que tratar.Desafiou os alunos para as hipóteses do possível cenário e para a sua resolução. Foi um sucesso.
Os alunos estavam tão empolgados que no final vieram ter com o Sr. Professor a perguntar-lhe o que teriam que fazer para seguir essa profissão, qual as médias que teriam que ter etc. Uma experiência que ficará, certamente, na memória de todos, alunos e professores.


1 comentário:

  1. Eu realmente sou um exelente fotografo ^^.

    Esta palestra foi altamente xD

    ResponderEliminar