sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PALESTRA

« PERCURSOS DO ROMÂNTICO EM ALMEIDA GARRETT »

Ontem, tivemos o prazer de receber na nossa Biblioteca, a Drª Pilar Estefânia que veio fazer uma palestra subordinada ao tema « Percursos do Romântico em Almeida Garrett».
Esta palestra, a primeira de quatro, vem na sequência do trabalho que a nossa Biblioteca está a desenvolver na Escola e que este mês envolveu todas as turmas do 2º e 3º ciclo.
Almeida Garrett foi o autor proposto este ano pelo SABE, no projecto de animação comum entre a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e as escolas.


A Drª Pilar Estefânia começou por nos falar da época do Romantismo e das suas características. Em seguida, falou da multifacetada personalidade do autor, da sua vida desde o nascimento no Porto até às suas andanças pelo mundo. Falou ainda, da muitiplicidade da sua obra, focando em especial o romance, a poesia, o teatro e as lendas e narrativas.
Três alunos do 9º A leram os poemas « Cinco sentidos», « Gozo e dor» e ainda « Não te amo ».
A propósito da obra dramática foi mostrado um excerto do filme « Frei Luís de Sousa».
Terminou o 7º A cantando o poema « Barca Bela » com a Drª Iza Vieira.
Agradecemos a presença da palestrante pois foi muito explícita na sua apresentação e os alunos ficaram a conhecer melhor o autor!

1 comentário:

  1. Adoro este blog ...está muito bem feito, espelha a variedade e a riqueza dos temas abordados nessa biblioteca tão bem dirigida pela Dr.ª Noémia Queijo e onde a Sr.ª D.ª Pureza é uma pedra fundamental pela sua simpatia e saber.
    Parabéns!!!!!
    Iza Vieira

    ResponderEliminar