segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

MIÚDOS A VOTOS

 


Às crianças e jovens é dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje.

O processo é semelhante ao de umas eleições políticas.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar logo na escola?

 


A TODOS OS COLEGAS, PEDE-SE QUE INSISTAM JUNTO DOS VOSSOS ALUNOS, QUE SE DIRIJAM À BIBLIOTECA E VOTEM NO SEU LIVRO PREFERIDO.

Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário