terça-feira, 19 de abril de 2022

DIÁRIOS DE ESCRITA COM A BIBLIOTECA


Sobre o quadro de Matisse, Retrato de Família, os alunos do 8ºA, da Dr.ª Paula Pina Cabral, escreveram:

 Hoje, irei descrever o quadro do pintor francês Matisse.

 Em segundo plano, temos uma lareira central em tons de azul, com pétalas desenhadas em tons escuros de vermelho e laranja. Em cima da lareira, encontram-se dois vasos de flores amarelas, vermelhas e azuis. Ambos são verde-água.

 No centro da lareira, encontra-se uma janela aberta que nos apresenta uma noite escura.

 A parede da sala tem um tom de amarelo pastel, com flores e pétalas em tons de azul e vermelho.

 Em cada lado da sala existem sofás. O da esquerda é em num tom vermelho vinho, com detalhes a amarelo ouro e o da direita, o contrário do da esquerda. No sofá, da esquerda, encontra-se uma mulher sentada. A sua pele é clara e parece ser macia. Os seus cabelos são negros, apanhados num rabo-de-cavalo baixo. Veste um vestido amarelo, com detalhes vermelhos.

 Nas suas mãos, segura um lenço branco.

 Em primeiro plano, estão duas mulheres que aparentam ser gémeas e uma outra mulher no canto direito.

 As duas mulheres gémeas vestem um vestido vermelho, curto e justo, cujas mangas são compridas. O tom de pele de ambas é pálido. Ambas têm cabelo em tons de castanho-escuro. Estão sentadas a jogar xadrez. A da esquerda, apresenta uma expressão de cansaço, já a da direita de concentração.

 A terceira mulher, de estatura alta, tem um tom de pele claro e os seus cabelos são ruivos e curtos. A sua expressão é de seriedade. Veste um longo vestido preto, com uma gola branca e segura uma esponja amarela.

 O chão é de madeira e com um tom de castanho-escuro. Sobre ele está uma carpete com desenhos antigos.

 A mesa de xadrez é tradicional, mas as suas bordas são douradas.

 Em suma, a pintura é bela!

Beatriz Jesus nº5

------------------------------------------------------------------

Irei falar sobre um lindo quadro do pintor Matisse.

Ao longe, podemos observar uma parede repleta de desenhos floridos em tons de vermelho e azul, que nos remetem para o luxo e requinte de tempos já há muito passados. Encostados à parede, encontram-se dois sofás: um num tom de amarelo com riscas coloridas e o outro num tom avermelhado forte sobrelotado de pequenas bolinhas pretas, amarelas e vermelhas.

Nele, está sentado, uma mulher com uma postura rígida e fria, com um olhar carregado de mágoas  passadas, que observa os filhos, no seu longo e luxuoso vestido amarelo.

Ao seu lado, encontra-se uma lareira acesa, num dia tempestuoso de inverno. Sobre ela, estão dois lindos jarrões de flores perfumadas e uma estatueta que representa o corpo feminino.

Em frente à lareira, dois irmãos jogam xadrez num conjunto de mesa e cadeiras feitos de talha dourada. Nos seus rostos podemos observar a doce felicidade da infância, que durante a vida vai desaparecendo. Ambos trajam macacões de manga comprida e vermelhos.

Observamos também uma empregada com olhos cansados e trabalhadores, vestida com um longo vestido preto, com detalhes de renda branca no seu pescoço e braços.

Para concluir, o quadro retrata uma família nobre, antiga, carregada dos luxos que muitos desejariam.

Leonor Braga Damasceno n°13 

------------------------------------------------------------------------

Texto descritivo – Rita Silva nº20

   Eu irei falar de uma obra de Matisse, um pintor francês.

   Em segundo plano, temos uma parede amarelada, com flores azuis e vermelhas, uma grande lareira azulada com dois padrões diferentes, mas parecidos. Um deles tem uma espécie de corações vermelhos, mas pequenos e o outro flores também vermelhas, mas um pouco maior. Junto à lareira, vemos dois sofás com cores quentes, um em amarelo torrado e outro no vermelho escuro. Estes têm também dois padrões diferentes: o sofá amarelo é às riscas em baixo e em cima, um típico padrão antiquado. Já o vermelho é às pintas azuis e amarelas.

   Em cima da lareira, vê-se uma janela da qual podemos observar o céu, num tom escuro. Em frente desta e soube a lareira, vemos uma estátua em bronze e duas jarras com flores.

   Em cima do sofá vermelho, está sentada uma mulher, com o cabelo preto, que contrasta com o seu claro tom de pele e que está a usar um vestido longo, florido e amarelo. No chão, um grande e colorido tapete combina com os sofás.

   Em primeiro plano, vemos duas senhoras a jogarem damas. A da esquerda é ruiva e pálida está usar um conjunto de camisola e calções vermelhos a combinar com a sua adversária. Contudo,esta tem o cabelo castanho e é um pouco mais morena. Usam ambas meias altas e pretas nos seus grandes pés. Podemos ver a menina da esquerda numa posição de concentração e a da direita na sua jogada. Podemos ver também uma mulher alta, ruiva e também pálida, com uniforme comprido e preto com a gola branca que nos dá a sensação de ser a empregada. Esta tem o seu pano amarelo na mão. A mesa em que as damas estão apoiadas, faz conjunto com os bancos dourados, clássicos e elegantes.

   Para concluir, é um quadro complexo, mas bonito, colorido, com cores que combinam entre si. É uma obra poderosa e traz uma sensação de uma noite de sexta-feira, depois da escola. Pois às sextas podemos descansar e divertirmo-nos.

-----------------------------------------------------------------------------------------

 Esta obra de Matisse retrata um serão de inverno de uma família.

 Como pano de fundo, observa-se uma pequena e acolhedora sala coberta com bonitos padrões de azulejos em diferentes cores. Bem no centro da sala está uma lareira, também revestida a azulejo, que dá suporte a um azulado e singelo espelho. Em frente à lareira, estão duas meninas sentadas em bancos, a jogar xadrez.

 Estas estão por cima de longo e exuberante tapete onde predominam os tons escuros. As meninas estão a usar bonitos e sedosos vestidos vermelhos, contrastando com o seu pálido e rosado tom de pele. As duas têm cabelo curto e acastanhado, porém em tons de claridade diferentes.

 As meninas estão a ser atentamente observadas pela mãe, cujo olhar, carregado e estourado, parece o de alguém que teve um longo e difícil dia de trabalho. Ela está com o cabelo amarrado e está a usar a típica farda de dona de casa.

  As meninas estão também a ser fitadas pela irmã mais velha, que está a limpar as loiças do jantar, numa tentativa de ajudar a mãe. Esta tem o cabelo escuro e está a usar um vestido amarelo vibrante. O seu cabelo é longo e vai até ao fundo das suas costas.

 Nesta obra, sobressaem os tons amarelados, acastanhados, azulados e avermelhados.

 Assim, concluo dizendo que Matisse conseguiu retratar de uma forma simples e subtil, um serão de inverno típico do século XIX.

Alexandre Guerra nº1 


Sem comentários:

Enviar um comentário