quinta-feira, 3 de março de 2011

TRABALHOS SOBRE O ROMANTISMO

A propósito da palestra que se realizou na nossa Biblioteca, os nossos alunos escreveram:

No dia 25 de Fevereiro fomos à Biblioteca assistir a uma palestra sobre o Romantismo.A Professora Judite Rosas esteve a explicar aos alunos presentes o que era o Romantismo, que foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu no final do séc.XVIII, na Europa e que durou uma grande parte do séc. XIX.
A primeira pessoa de que ouvimos falar foi de um músico chamado Frédéric Chopin(1810-1849).
O romantismo também influenciou a arquitectura. O Palácio da Pena, localizado na histórica vila de Sintra, representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do séc. XIX no mundo.
Também na poesia o romantismo teve grande influência. Almeida Garrett foi considerado como o grande impulsionador do romantismo em Portugal.
Segundo a professora Judite Rosas, o romantismo caracterizou-se como uma visão do mundo em que era dado destaque aos seguintes aspectos: direito à expressão individual, sentimento e emoção, melancolia, drama, mistério, exotismo, caos, terror,busca da felicidade da paixão e da melancolia.
O direito à expressão individual era uma das características mais importantes deste movimento. Na palestra também ouvimos falar dos temeas da pintura romântica. De entre os temas que eram preferidos pelos pintores do Romantismo, destacavam-se: paisagem saturada e romântica, forças da natureza,representação de ruínas, etc.
A professora citou ainda a frase célebre do pintor Casper David Fredrich:« O artista devia não só pintar o que vê mas também o que vê dentro de si».
Aprendemos também que a linha oblíqua é a linha do movimento na pintura do romantismo e que os pintores românticos pintavamm de maneira diferente daquela que os pintores da época produziam. Faou sobre o pintor José Rodrigues (1828-1887), que pintou um quadro muito bonito chamado " O cego rabequista" e muitos outros. Falamos de João Cristino da Silva (1829-1877), que pintou um quadro intitulado "Paisagem". Ouvimos ainda falar de Tomás José da Anunciação que pintava principalmente cães e gatos. Jean Louis David (1748-1825)foi um pintor que ilustrou nomeadamente " A
morte de Sócrates". Ouvimos falar de muitos mais mas o pintor de que gostamos mais foi Francisco Goya e Casper David Friedrich (1774-1840) com os quadros intitulados " Saturno Devorando o seu filho", «As execuções de 3 de Maio de 1808" e por fim " Chalk Cliffs em Rügen".
António Pedro Bernardes nº 5 e Miguel Cardoso Félix nº19
do 5º A
Outro dos trabalhos apresentados poderá ser visto aqui:
O romantismo

Alexandre Barros Pinto nº1 5º A

8 comentários:

  1. Tenho pena que apesar de haver 19 alunos na turma,apenas um filho de um professor e o seu colega sejam aqui referidos. Isto sim é de lamentar...Quanto aos alunos, muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Tentei ver outros trabalhos e não consegui... Não há ou não querem tirar o protagonismo a etes alunos...?!

    ResponderEliminar
  3. Os alunos "não escreveram" mas sim dois alunos escreveram, ou então o António e o Miguel escreveram. Isto sim é verdade .

    ResponderEliminar
  4. Querido anónimo:
    Para esta Biblioteca todos os alunos são "fidalgos" - filhos de alguém!
    Valorizamos todos os trabalhos e incentivamos, essencialmente, a participação.
    Publicamos apenas os melhores porque, para pena nossa, é impossível publicá-los todos!
    Obrigada por comentar.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo nº2
    O segundo trabalho é um powerpoint e, por incapacidade do blogue, não passou para lá. Já está publicado num "hospedeiro" externo e o seu link já está disponível para consulta.
    Obrigada pelo interesse e chamada de atenção!

    ResponderEliminar
  6. Comentei,porque tenho 2 filhos e nunca vi os trabalhos deles publicados. Se publicarem so os melhores como podemos incentivar por ex os alunos que sao apenas razoáveis? Partilho o gosto pela escrita com os meus filhos e tenho pena que este blog tenha poucos trabalhos e poucas noticias sobre as actividades da escola. Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  7. Este blogue como o nome diz, é o da Biblioteca da Escola e pretende divulgar apenas as actividades da Biblioteca e os trabalhos resultantes das actividades que promove e não as actividades nem os trabalhos de toda a Escola.
    Para isso existe outro blogue, o da Escola que poderá consultar aqui
    http://blogperovazcaminha.blogspot.com/
    No entanto, obrigada pelas sugestões.

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo trabalho sobre este movimento artístico e literário. É de realçar o excelente trabalho da Srª Professora Judite Rosas, que tendo em conta a crónica publicada, soube cativar a atenção de tão jovem plateia de forma a dar-lhes a motivação para produzir este notícia.
    Parabéns! Continuem assim, certamente este é o caminho para ultrapassar o marasmo em que está mergulhada a educação em Portugal.

    ResponderEliminar