quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Presépios de Natal em Família

     A disciplina de EMRC promoveu a habitual atividade "Presépios de Natal em Família", que resultou numa exposição na Biblioteca.


    Os alunos deveriam utilizar materiais recicláveis e/ou naturais e podiam elaborar o presépio com a ajuda de familiares.
    Aqui ficam alguns dos exemplos da criatividade e originalidade dos Presépios deste ano.









Maratona de Cartas

    A atividade "Maratona de Cartas" é promovida anualmente pela Amnistia Internacional, organização de defesa dos Direitos Humanos.

    As disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e Comunicação e a Biblioteca Escolar, num trabalho de Interdisciplinaridade, promoveram a "Maratona de Cartas" em todos os níveis de ensino do nosso Agrupamento.

    Com base num rigoroso trabalho de investigação, a Amnistia Internacional seleciona um conjunto de pessoas ou comunidades que se encontram em risco.

    Em todo o mundo são recolhidas milhares de assinaturas online, são escritas mensagens de solidariedade e são feitos donativos para apoiar as pessoas ou comunidades em risco.

    Todas as assinaturas são entregues aos responsáveis políticos e as mensagens de solidariedades são enviadas às pessoas em risco.


    Assinar as petições e promover ações de solidariedade para com as pessoas que viram os seus direitos humanos violados são os convites à ação no âmbito da Maratona de Cartas. Esta campanha é uma oportunidade para promover a aprendizagem sobre os direitos humanos, capacitando crianças e jovens com conhecimentos, competências, atitudes e valores necessários para usufruir e exercer os seus direitos e para respeitar e defender os direitos humanos das outras pessoas.


    Os nossos alunos corresponderam de forma muito positiva nesta "Maratona de Cartas", desde os mais pequeninos com os seus desenhos, até aos mais velhos com as suas mensagens de solidariedade.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Apresentação do livro "Pedaços do Pensamento" de Elisa de Andrade

No próximo dia 26 de novembro, pelas 10h30m, na Biblioteca, será feita a apresentação do livro de Elisa de Andrade, "Pedaços do Pensamento".
A autora foi Assistente Operacional nesta escola até 1984 onde foi "muito feliz". Com 84 anos encontra na escrita a sua libertação.
Um livro de histórias aparentemente singelas que transportam toda a complexidade emocional do ser humano.


 

Para Além das Estantes...

 No mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma das paredes da nossa Biblioteca "vestiu-se" com este lindo mural, subordinado ao título "Para Além das Estantes...". 

Esta bonita composição foi feita pela professora Sílvia Pereira e por vários alunos que com ela colaboraram.



quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Biblioterapia na Biblioteca

O dia Internacional das Bibliotecas Escolares foi celebrado da melhor forma: deixar-se inundar pelo poder da leitura de nós próprios a partir da leitura de um texto literário.

Duas turmas de 8.º e 9.º anos foram desafiados a estar em presença, disponibilizando-se a sentir o eco que cada história fazia ressoar dentro de si.

Estivemos perante duas Bibliotecas Humanas, o Ruben Zacarias e a Marisa Pedrosa que partilharam as suas vidas e nos desafiaram a confrontar as nossas sombras e a fazer reverter o seu caminho. Afirmam que o caos e a sombra são a origem da arte onde ambos encontraram, quer na escrita quer na pintura, a sua melhor forma de estar no mundo e modificá-lo. Testemunharam a certeza de que a solução está dentro de nós.

Fazer caminhadas, fazer silêncio, ir tomar café com os monstros, respeitar o adversário, são caminhos para um crescimento positivo.

Por fim disponibilizaram o espaço da Galeria Papoila, para uma possível exposição de trabalhos de expressão plástica dos alunos.


Podes consultar a página do Facebook:

Galeria Papoila

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

CONCERTO LITERÁRIO com Richard Towers

No âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) realizou-se nas bibliotecas do 1.º Ciclo um Concerto Literário pelo escritor e músico Richard Towers.

A arte de ler, a arte de exprimir sentimentos pelo movimento corporal, a arte de aprender, fundiram-se numa experiência que deixa memórias.





quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Democracia aqui tão perto

Está decorrer na Biblioteca a exposição "Democracia aqui tão perto" a propósito das Eleições Autárquicas.






O tema está a ser desenvolvido nas disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º ciclo), História (3º ciclo) e Cidadania e Desenvolvimento (2º e 3º ciclo). 




quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Um Novo Ano Letivo: Sejam Todos Bem-Vindos


"ALCANÇA QUEM NÃO CANSA"
                                     (Aquilino Ribeiro)






Começa um novo ano letivo e a Biblioteca tem as portas abertas para te receber.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Contar a Cantar

A escola JI/EB1 dos Miosótis recebeu o autor de literatura para a infância, Fernando Pereira Marques que apresentou os livros "O Menino de Vento" e "A Vaidade do Gato Tobias"




Cada história tem a sua música, por isso o Contar a Cantar.


Esta é a Zora, cão-guia que acompanha o Sr, Fernando que é invisual.


A Zora foi muito acarinhada por todas as crianças.






 Esta atividade foi desenvolvida para todas as turmas da escola dos Miosótis, tanto do pré-escolar, como do1º ciclo.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Amor, Palavras e Linhas

Amor, Palavras e Linhas foi uma atividade dinamizada pela professora Isilda Martins com a turma do 6º B.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de português e da comemoração dos 500 anos de Camões. 















terça-feira, 8 de abril de 2025


A semana da leitura 2025 foi dedicada ao debate sobre a leitura e o seu poder emancipatório.
Depois da presença da Dra. Maria João Castro nos deliciar com livros e histórias desconcertantes, com fins inesperados, num outro momento, passámos ao debate sobre o direito e/ou o dever de ler.












...e como dizem os alunos/as 
nós não vivemos sem ler! Maria 3.º ano

...ler tanto é um direito como um dever, porque das duas formas faz-me navegar nos meus pensamentos! Jennifer 4.º ano

...ler é um direito porque quando leio entro nas histórias! Lucas 3.º ano



Estão lançadas mais algumas sementes para criar leitores.