sexta-feira, 18 de maio de 2018

VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA


A vingança dos gnomos
            Mas nem todos respeitavam as suas condições, a curiosidade era muita, principalmente por parte de Filipe, o ajudante de sapateiro.
            Um dia, depois de fecharem a loja, Filipe ficou cá fora, à espera que um dos gnomos aparecesse para poder ver como eles trabalhavam e como agiam. Era uma curiosidade dele e dos habitantes em geral. E ele queria apanhar pelo menos um para evidenciar a sua coragem e provar que eram seres de outro mundo.
            Filipe esperou, esperou, contudo, não teve sorte nenhuma. Sendo os gnomos mais espertos do que ele, não se deixavam apanhar facilmente e, quando desconfiavam que alguém os observava, mantinham-se à distância.
            Ai, a curiosidade era cada vez maior! Voltou a tentar, desta vez escondeu-se dentro da loja para não o verem.
            Os gnomos entraram na loja e não detetaram a presença do Filipe. Este, escondido entre as caixas de sapatos, aguardava o momento oportuno para apanhar um pelas costas. Já era madrugada quando conseguiu o seu intento. O gnomo, surpreendido, nem reagiu. Então, o jovem obrigou-o a sentar-se numa cadeira e amarrou-o. Os outros gnomos fugiram a sete pés.
            Filipe esperou que toda a gente acordasse para mostrar o seu prisioneiro. Ficaram tão espantados que se esqueceram de vigiar o estranho ser e, enquanto discutiam o que fazer com ele, uma criança aproximou-se e libertou-o.
            Na noite seguinte, os gnomos raptaram o Filipe e levaram-no para a floresta com a intenção de executarem a vingança previamente preparada.
O rapaz, ao acordar, ficou espantado e com medo, porque não sabia onde estava nem como tinha ido lá parar. De repente, ouve uns tambores a bater, eram os tambores que tocavam sempre que alguém se aproximava de um dos gnomos, fosse para o bem ou fosse para o mal. Filipe, cada vez mais assustado, esfregou os olhos, pois pensava que estava a ter um pesadelo. Quando os abre, vê um gnomo muito velho e com uma barba muito comprida, era o rei dos gnomos que ia ditar o castigo.
- Tu quebraste a condição estabelecida por nós!
- Eu só queria que as pessoas acreditassem em mim!
- Pois, mas puseste-nos em perigo, por isso vais ter de pagar! – sentenciou o rei dos gnomos.
- Mas eu não tenho muito dinheiro! – murmurou Filipe, ainda assustado.
- Mas quem disse que tinhas de pagar com dinheiro? Nós não queremos o teu dinheiro para nada!
- Então, como vou pagar?
- Vais ter de trabalhar para nós, vais ter de nos ajudar a ficar escondidos, ninguém na cidade nos poderá ver…
- Só isso? – interrompeu Filipe, já mais aliviado.
- Se cumprires estas indicações, só! Contudo, se nos desobedeceres, o teu castigo será terrível!
A partir daí, o rapaz começou a cooperar com eles e correu tudo bem, nunca mais se ouviu falar dos gnomos, mas todos ficavam radiantes quando chegavam aos seus trabalhos e viam que alguém os tinha ajudado.
        Turma  8ºA
Ariana Silva, nº 3                   Raquel Gandra, nº 1              Renata Amorim, nº 18

Sem comentários:

Enviar um comentário