segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

DIÁRIO DE ESCRITA COM A BIBLIOTECA

No âmbito da atividade de escrita inspirada pelos quadros expostos nas portas das salas de aula, proposta pela Biblioteca com a colaboração dos professores do Departamento de Línguas, eia o texto escrito por:

MARIA RITA VALONGO PINTO Nº12 8ºB

Inspirada num quadro de Degas: O ensaio de dança da Ópera na Rua Le Peletier

Desde que tenho memória, o meu sonho é ser bailarina. A minha avó, que tinha sido bailarina quando era jovem, contava-me sobre os grandes bailados de Tchaikovsky. Eu ouvia atentamente e interrogava-me sobre como era possível contar histórias tão bonitas apenas com a dança.

Fui crescendo sem nunca perder a paixão pela dança, sempre a treinar e a competir. Mas a certa altura, os meus pais preocupados com o meu sustento no futuro, disseram-me:

- Minha filha, inscrevemos-te numa audição para o papel principal do bailado “O Lago dos Cisnes” numa companhia de bailado muito conceituada. Tentarás obter o papel de Odette e, caso não o consigas, terás de desistir do ballet e investir numa carreira mais segura e com que te possas manter no futuro.

Naquele momento, surgiu em mim uma determinação que não sabia que tinha. Nas semanas seguintes, comecei a treinar horas a fio e a pensar somente em não deixar o meu sonho esvair-se por entre os meus dedos.

Finalmente, chegou o dia da audição. Comecei a alongar-me enquanto esperava que o meu nome fosse chamado pelos júris. A primeira das bailarinas a dançar chamou-me à atenção, porque esqueceu-se da coreografia e foi alvo de risotas e de alguns comentários maldosos. Quando fui chamada não hesitei e dancei exatamente como tinha praticado, se não melhor. Rodopiei pela sala de forma graciosa e leve como uma pena. Estava tudo perfeito! Até que fiz o meu salto final, que devia deixar todos naquela sala boquiabertos. Mas quando aterrei senti algo a atingir-me na perna e... pumba! Ouvi os risinhos das bailarinas e corei, envergonhada por ter falhado o salto que havia treinado centenas de vezes nas últimas semanas. Levantei-me e fui sentar-me no canto da sala, com lágrimas a invadir-me os olhos. Depois deste desastre, só consegui prestar atenção a uma das restantes audições de uma tal de Maria Alexandrova. Foi quase perfeita, mas, quando terminou a apresentação, trocamos olhares e consegui perceber um leve sorriso de escárnio.

Depois do que pareceu uma eternidade, algo captou a minha atenção. Os dois júris levantaram-se e disseram que estavam prontos para anunciar a decisão. O meu coração deu um pulo, ainda com um resquício de esperança. Mas claro que quem foi escolhida, foi a Maria. Limpei as lágrimas que me escorriam dos olhos, ainda sem aceitar que teria de desistir deste sonho em que tinha investido tanto trabalho e dedicação. Mas, num impulso, a rapariga que se tinha esquecido da coreografia no início das audições, deu um passo em frente e pigarreou para chamar a atenção de todos na sala. Pareceu resultar porque todos os olhos estavam postos nela. Então ela, numa voz bastante audível e  segura de si,  disse:

- Eu achei esta decisão injusta! Eu vi algo que pode comprometer a vitória da Maria! – exclamou, firme e indiferente aos sussurros das bailarinas e dos júris. – Quando a Anna fez o seu salto final, eu vi a Maria a lançar uma carica para a pista para ela cair.

Demorei alguns segundos para processar que ela falava de mim. Mas fazia tudo sentido! Eu tinha treinado aquele salto semanas a fim, sem falhar uma só vez e é verdade que senti algo a bater-me na perna quando aterrei. Mas nunca pensei que poderia ter sido sabotada.

As acusações daquela rapariga sobre a Maria, foram rapidamente corroboradas por outras bailarinas que também disseram ver a mesma coisa. A dada altura, um dos júris disse:

- Ora bem, parece-me que temos apenas uma forma de provar a verdade. Se a Anna conseguir realizar o salto agora mesmo ficaremos a saber que foi sabotada e dar-lhe-emos o papel principal.

Era o meu momento! Fora-me dada uma segunda oportunidade de provar o meu valor e não poderia desperdiçá-la. Respirei fundo e, avancei segura de mim mesma e do meu potencial. E, provando a teoria da bailarina que tinha acusado Maria, eu realizei o salto de forma perfeita! Quando aterrei, ouvi sons de espanto e admiração, seguidos de um prolongado aplauso por parte das bailarinas e dos júris. Sorri de alívio e comemorei por ter conseguido manter o sonho da dança bem vivo e mais perto do que nunca.

Esta história ocorreu há bastantes anos, mas lembro-me dela perfeitamente porque foi o início da minha carreira como dançarina profissional. Depois desta audição participei em muitos bailados com companhias renomadas e tornei-me mundialmente famosa. Nunca teria sido possível manter vivo o legado da minha avó, se não fosse aquela rapariguinha que não teve medo de ser honesta e de fazer o que estava certo. Até hoje não sei o nome dela, mas estou-lhe muitíssimo grata!


Sem comentários:

Enviar um comentário