quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

DIÁRIO DE ESCRITA COM A BIBLIOTECA

 No âmbito da atividade de escrita inspirada pelos quadros expostos nas portas das salas de aula, proposta pela Biblioteca e com a colaboração dos professores do Departamento de Línguas, eis o texto escrito por:

MARIANA DIAS Nº13 8ºB

Inspirada no quadro de Degas: 

O ensaio de dança da Ópera na rua Le Peletier, de Edgar Degas


Um sonho concretizado!!!!

A jovem Gabriela de cabelos cor de oiro, olhos azuis e um sorriso mais radiante que o sol, tinha um sonho: dançar na mais importante academia de dança, nos Estados Unidos!!

Ela nasceu a dançar, desde os quatro anos que praticava balé. Desde sempre que se imaginava com umas sapatilhas de balé cor-de-rosa com fitas em seda suave. A menina costumava sonhar que estava a dançar num palco gigante com milhares de pessoas a ver e a desfrutar da sua performance! Nunca foi obrigada pelos pais a fazer tal coisa, apenas o fazia porque amava a sensação de voar ao fazer as piruetas e a sensação de esvaziar a mente, enquanto dançava com passos delicados e leves.

Ela comentava frequentemente com as amigas da dança, o seu sonho, mas elas diziam-lhe sempre o mesmo:

– Tens uma expectativa muito alta e depois ficarás triste por não conseguires!

Porém, ela nunca concordou e continuou a lutar pelo seu sonho, mesmo que não conseguisse, ela ficaria feliz por se ter esforçado tanto!

O dia que Gabriela menos gostava era a terça-feira, não gostava de nada desse dia, nem das aulas que tinha, nem de outra coisa qualquer que viesse a acontecer numa terça. Não tinha treino nesse dia, logo tudo lhe parecia mais enfastiado. Precisamente, numa terça-feira, o dia piorou ao ouvir um grupinho de jovens a comentar que ela dançava mal e que julgava que iria ser uma dançarina famosa com grandes prémios. Os comentários pejorativos que ouviu continuavam a fazer eco na sua cabeça! Mas Gabriela era resiliente e não iria desistir.

Na quinta-feira seguinte, Gabriela estava bastante animada porque iria ter treino a tarde toda. Os treinos sempre a animavam muito, parecia uma criança quando recebia um doce. Saiu da escola e, com um sorriso de orelha a orelha, caminhou alegremente para a academia de dança. Ao chegar à escola, Daniela, a sua professora de dança, chamou-a para lhe dizer com um imenso sorriso nos lábios:

– Bem, Gabriela, estou muito orgulhosa de ti e da bailarina que te tornaste e tenho imenso prazer em poder informar-te que ganhaste uma entrevista para a Bolshoi Ballet Academy!

– A sério? Está a falar a sério? Eu não acredito, eu sempre sonhei com isto! - respondeu Gabriela completamente eufórica.

Ela partiu de imediato para informar a mãe, mas sabia que ela iria deixar, pois Gabriela já estava a acabar o 12º ano de escolaridade e teria que ir para a faculdade e tendo aquela ótima oportunidade, não a iria perder!

Quando chegou a casa, a surpresa da mãe não foi tão grande quanto ela esperava, pois ela já sabia que, mais cedo ou mais tarde, a filha conseguiria entrar na tão sonhada Academia.

Passado um mês e meio, as aulas acabaram e com isso a animação de Gabriela aumentou. Dias depois, ela e a mãe estavam a entrar no avião em direção aos Estados Unidos. Dois dias depois da sua chegada à Califórnia, a jovem foi finalmente prestar provas na famosa Academia.

– Gabriela, it´s your turn!

E então, lá foi ela, deu o seu melhor como sempre e deu resultado, pois na hora da decisão de quem iria entrar, o nome de Gabriela foi referido pelo diretor da sua nova escola. 

Welcome to Bolshoi Ballet Academy, Gabriela!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário